Gostaria de iniciar abordando um tema que vem sendo muito discutido no mundo da psicologia e da educação, como educar as crianças no mundo de hoje, que é tão corrido e todos tem que trabalhar para sustentar seus lares.
A família nuclear formada por pai, mãe e filhos não é mais a padrão. Hoje em dia temos famílias formadas por avós e mãe, avós e pai, avós, mãe e padrasto, pai e madrasta, tios, e cada dia surge uma nova constelação familiar, pois o casamento já não é mais solido e as famílias vêm se modificando ao longo dos tempos, e já não são apenas pai e mãe que cuidam, agora são "educadores”.
E dentro desse contexto todos têm que trabalhar, sair para o mundo e os filhos muitas vezes são cuidados por outras pessoas ao longo do dia, além de ficar em escolas e creches, às vezes até em períodos integrais e seus pais (educadores) se sentem culpados por essa falta.
Chegam em casa e mimam os seus filhos, deixam fazer o que quiserem, dão várias coisas materiais, mas não dão o carinho adequado, não impõe limites e a criança cresce com valores errôneos.
Pois uma criança que tem tudo e faz tudo, dificilmente terá uma aceitação à frustração quando algo lhe for negado pelo mundo. E o mundo lá fora vai negar muitas vezes é a assim a vida.
Quando isso acontece essa criança se torna um adulto agressivo, depressivo e às vezes até um marginal, pois buscará o que quer a qualquer custo.
E de quem é a culpa de tudo isso? A culpa... A culpa é da culpa, pois os pais precisam entender que o mundo mudou, as coisas mudaram e não podem se martirizar por não ter tempo.
O tempo não é a quantidade e sim a qualidade, dar tudo não é amor, permitir tudo muito menos.
Quando você coloca os limites adequados em uma criança ela se sente segura, pois tem alguém que a guie, alguém que a mostre o certo e quando isso vem de um adulto educador do qual ela confia ela se prepara para o mundo, pois alguém a mostrou o caminho.
A importância de dizer não na hora certa (será meu próximo artigo), a importância de limitar a criança e mostrar o caminho, isso sim é uma forma de demonstrar amor e criar uma criança para este mundo tão difícil em que temos que viver e nos adequar.
Vamos preparar melhor nossas crianças para o mundo.
Muito interessante e instrui nós mães à certas situações, q na verdade, às vezes, perdemos o chão... Obgada
ResponderExcluirPela minha convivência com você e seu filho - Vejo que a maioria dos dizeres nesse texto , você já os pratica.
ResponderExcluirGrato