sexta-feira, 10 de junho de 2011

Desapego - Nova definiçaõ - Sidney - Responda no Final





Lembrei-me daquele texto de Fernando Pessoa que prega a filosofia do “deixar ir”, do desapego, a grande sabedoria do encerramento de ciclos.
Coincidência ou não, também encontrei circulando pelo facebook hoje a foto que adicionei no início desse post.
Como tem gente ansiosa para se desapegar, se desprender, mas não vejo o desapego na mesma ótica de Pessoa e ao meu modo de ver e sentir as coisas o desapego, ou melhor, a prática do desapego não é algo bom.
Pessoa insiste que devemos nos desapegar do passado… encerrar capítulos… deixar o passado dormir e viver o presente com toda intensidade que deve ser vivido. Concordo plenamente, mas não consigo enxergar uma vida desprovida de apego. Não um apego proprietário, egoísta, que causa dor.. mas um apego vindo do afeto, da importância que aquilo representa na sua vida, na sua história.
Não me refiro ao apego material, esse sim inútil em todas as suas dimensões, nem me refiro ao apego espiritual… Este, necessário e urgente nos livrarmos para que possamos dar mais um passo em nossa evolução como ser humano. Me refiro ao apego emocional. 
Nos apegamos a tudo que é importante para nós e acho tão natural que muitas vezes reluto em prosseguir a leitura de textos que tratam o desapego como algo imprescindível a elevação da nossa auto-estima, do nosso amor próprio. Esse tipo de desapego, na minha opinião, combina com desinteresse, com desamor…
Não entendo essa disseminação da cultura do desapego. As pessoas estão a cada dia mais solitárias, sempre reclamando da solidão, inclusive a dois e cada vez mais querendo não se apegar a nada nem a ninguém… meio contraditório não é?
Acredito que saber encerrar uma etapa, virar a página, é essencial para nos blindarmos de sofrimentos no futuro, mas a preocupação excessiva em não se apegar acaba nos fazendo desistir antes do tempo certo, porque o momento presente só será intensamente vivido se colocarmos nossa alma nele e isso é uma forma de apego.
Não desista antes da hora.. Não se preocupe em praticar o desapego.. viva.. chore.. ame perdidamente e se deixe ser amado também.. a vida lhe mostrará a hora oportuna de deixar o momento passar..

Assim como estamos fazendo . Demorou para eu chegar a essa definição.

Você Concorda totalmente ?
Concorda Parcialmente ?
Não Concorda ?
Quer Fazer uma Observação ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário